O REAL PODER DO RH

Ressignificando o papel do RH no desenvolvimento de lideranças e liderados

Diante do desafio de revitalizar lideranças, o RH enfrenta um espelho: só pode transformar equipes após uma introspecção profunda. Convidamos você a explorar o Real Poder do RH em uma jornada de autodescoberta e inovação, quebrando paradigmas para moldar o futuro das lideranças.

Para quem é esse Programa:

Para pessoas da área de Recursos Humanos que precisam revisitar seus skills de liderança. Em um momento onde a busca individual de propósitos está ligada ao trabalho, onde as relações interpessoais estão mais complexas e onde as tecnologias estão evoluídas mais rápido, há uma maior exigência de resultados reais.
O programa é para Líderes de RH que:

Pattern

Precisam atingir resultados concretos e mensuráveis em suas equipes.

Querem ampliar sua influência e relevância na formação e desenvolvimento de líderes organizacionais.

Carregam a responsabilidade de modernizar sua visão em relação ao desenvolvimento de lideranças e precisam de novas perspectivas, conceitos e ferramentas para tal.

Sentem que o dia a dia da empresa consome muito tempo e esforço e o foco para esse desenvolvimento acaba comprometido.

Symbol 2

Necessitam solidificar seu próprio conceito de liderança e assim alavancar outras lideranças, através de programas educacionais, mentorias e gestão de trajetórias alinhadas com o mundo atual.

*SPOILER: isso é o que chamamos de Metaliderança

“O mundo dos sistemas de RH baseados em habilidades é intimidante, complicado e ainda não está bem integrado – mas os CHROS não têm tempo para esperar pela perfeição”

Hábitos e expectativas das lideranças não estão alinhados com os dias de hoje.
58% das empresas enfrenta desafios para desenvolver lideranças dentro de suas organizações.
*ABRH e Umanni
73% dos RHs confirmam que as lideranças de suas organizações não estão aptas para liderar a mudança.
*Gartner

Por que O Real Poder do RH?

A expansão das entregas do RH dentro das empresas exige cada vez mais conhecimentos. Habilitar outras lideranças torna-se mais complexo.

Nosso programa incentiva o RH a expandir sua visão e liderança, integrando conhecimentos profundos para enfrentar desafios complexos com soluções sistêmicas. Isso prepara o RH para influenciar positivamente toda a organização, promovendo uma integração suave e efetiva em todas as áreas.

Oferecemos então aos RHs:

Aprofundamento de uma visão integral e contemporânea do que é ser líder.

Conteúdos focados em um híbrido entre de hard e soft skills, com intencionalidade e a capacidade de entrega e autogestão.

Desenvolvimento de uma skills-based organization com o RH como pilar estratégico e ponto focal.

Trocas de experiências com as principais lideranças de RH da região Sul do Brasil.

Guias e ferramentas para serem aplicadas no dia a dia do desenvolvimento de lideranças.

Módulos

Junte-se a nós no Instituto Caldeira para encontros intensivos de liderança em RH às quintas-feiras 4, 11, 18, 25 de abril e 2 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Cada sessão de 6 horas visa enriquecer suas competências de liderança no RH moderno.

Módulo 1
04.04.2024
O RH como catalisador de emoções
Módulo 2
11.04.2024
Sincronizando o conhecimento
Módulo 3
18.04.2024
A necessidade do Digital no RH
Módulo 4
25.04.2024
O olhar sistêmico e integrado do RH
Módulo 5
02.05.2024
Realizando entregas com excelência

Quais são as dores dos RHs solucionadas pelo programa?

Esperam soluções “fora da caixa” mas têm dificuldade de lidar com pessoas fora dos padrões.

Devem aprender a exercitar o rigor com compaixão, entendendo a liderança como uma oportunidade para consolidar comportamentos positivos, garantindo a segurança psicológica do grupo.

Lutam com baixo engajamento nos ambientes de aprendizagem, seja por desinteresse, falta de estímulos ou dificuldade de aplicação dos conhecimentos.

Precisam incorporar a mentalidade digital para inovar, ao invés de somente digitalizar e absorver a IA como uma nova constante em suas rotinas e de seus times.

Desconsideram as questões de diversidade, equidade e inclusão em suas equipes, bem como os impactos ambientais cada vez mais urgentes.

O RH precisa apoiar ativamente as lideranças a:

Ser o maior exemplo de desenvolvimento [“walk the talk”].

Compreender os impactos tecnológicos nos hábitos e estilo de vida de suas equipes.

Ter mindset contemporâneo, pronto para um mundo instável e em mutação, dotado de diversas lentes.

Incentivar as pessoas a agirem e tomarem decisões autônomas, antecipando necessidades e oportunidades.

Ser transdisciplinar no entendimento do mundo e na criação de soluções e promovendo a diversidade, equidade e inclusão.

Concepção, curadoria, condução e facilitação

Conheça nossos speakers que são líderes reconhecidos em RH, prontos para compartilhar insights valiosos e inovações práticas, prometendo um evento enriquecedor e inspirador.

Dante Sasso

Gerente de Educação do CNEX.

Santiago Andreuzza

Head de Produtos do CNEX. Co-fundador do Clube de Habilidades, Aerolito e Bode.

Anna Flavia

Head Comercial do CNEX. Fundadora do Escale sua Mente.

Carol Giron

CHRO / CPO / Diretora de RH – Nagro Crédito Agro

Marcel Boff

Sócio-diretor de Inovação Empreendedora da Semente Negócios.

Metodologia e Estrutura do Curso

Conexão entre a excelência acadêmica e a vivência nas grandes empresas desenvolvendo habilidades de liderança através de conteúdos consistentes, uso de ferramentas práticas e vivências leves, fluídas e ao mesmo tempo profundas e transformadoras.

Exposição & Discussão

Flipped classroom, ebooks e conteúdos prévios com materiais curtos e didáticos e, nos encontros presenciais, exposição dialógica, fóruns e rodas de conversa. Peso na jornada: 30%

Abertura: Aumento de repertório por meio da heutagogia (Hase e Kenyon), explorando multiformatos de conteúdos e trocas e provendo autonomia e responsabilidade.

Ferramentas & Experiências

Desenvolvemos laboratórios com vivências, experiências, dinâmicas e aplicação de ferramentas de forma individual e em grupos, em ambiente seguro e positivo – edutainment. Peso na jornada: 50%

Aplicação: Práticas e usos de ferramentas em cases e resolução de problemas por meio do learning by doing (Kolb).

Reflexão & Entendimento

Provocamos o processamento dos arcos anteriores por meio de missões cotidianas, mentorias, caixa de ferramentas e exposição de projetos. Peso na jornada: 20%

Aprendizado: Reflexão sobre as ações (Reflection-on-action | Schön) para criar uma visão tridimensional e gerar a conexão entre as práticas e o dia a dia.

Entregas do Programa
realizar inscrição
Clique no botão abaixo e fale com a nossa equipe:

Perguntas frequentes

Haverá gravação ou transmissão online dos encontros?

Não. Para preservar a exclusividade e a interatividade do aprendizado, os encontros não serão gravados nem transmitidos online. Isso incentiva a participação ativa e a construção de uma rede de contatos significativa entre os participantes.

As inscrições podem ser feitas através do nosso whatsapp em contato direto com nossa equipe de atendimento. Recomendamos a inscrição antecipada, pois as vagas são limitadas para garantir a qualidade da interação e do aprendizado.

Este é um programa para lideranças que já possuem alguma influência na área de RH.

Cancelamentos feitos até 14 dias antes do início do curso serão reembolsados integralmente. Após este prazo, não será possível realizar o reembolso, mas o participante terá a opção de transferir sua inscrição para outra pessoa ou para uma futura edição do curso.

A inscrição inclui acesso aos 5 encontros presenciais, materiais de curso, coffee breaks, e um certificado de conclusão. O transporte e hospedagem são de responsabilidade do participante.

O certificado de conclusão será enviado após a conclusão do programa, após a conclusão de todas as atividades e sessões.

Ecossistema A: O CNEX e o Sinapses fazem parte do Ecossistema Atitus. Conhecimento, tecnologia e inovação. Conectadas com o mesmo propósito: o seu futuro!

Módulo 1​: 04.04.2024

O RH como catalisador de emoções

Manhã:
Protagonismo e relevância: Desmistificando as buzzwords de Recursos Humanos; a lógica de gerar a autoconfiança para traçar o caminho do estímulo à iniciativa com consistência para si e para o time.
Iniciativa e locus de controle: Agindo e tomando decisões: como o RH desenvolve um senso de responsabilidade integral perante as lideranças e cria um senso de auto responsabilidade individual?
Perspectiva temporal das pessoas: O RH e os impactos das relações atuais de acordo com a orientação temporal de cada pessoa, e lidando com expectativas e desafios individuais das lideranças.

Tarde
Cultura de reconhecimento: Como o RH ajuda as lideranças a valorizarem, apreciarem e personalizarem as preferências individuais dos colaboradores.
Contratos e combinados que geram flexibilidade e autonomia: Como ferramentas as lideranças para promover a autonomia das equipes, e permitir que trabalhem de forma independente – mas alinhadas aos objetivos gerais da empresa?

Módulo 2: 11.04.2024

Sincronizando o conhecimento

Manhã:
Evolução através do conhecimento: A função do RH na evolução do aprendizado das lideranças, levando em consideração upskilling, reskilling, lifelong learning e redes de apoio.
Aprendizado como motor de inovação: Quais são as premissas tecnológicas que o RH deve desenvolver para promover o aprendizado das lideranças para além de eventos ou programas isolados (jornadas, recursos, ferramentas e plataformas digitais)?
Experiências de vida: A forma do RH catapultar a curiosidade, com ampliação de referências e repertório das lideranças de suas empresas, para que estas características reverberem em seus times.

Tarde
Liderança aprendiz x ecossistemas de aprendizagem: Quais as novas visões de aprendizagem e socialização de conhecimentos que os RHs precisam absorver para transmitir e acelerar o desenvolvimento das lideranças? E Para o RH ser a alavanca e referência de uma cultura de aprendizagem relacionada ao desenvolvimento de novas habilidades?
Cultura de tolerância ao erro: boas práticas: Sem glamourizar o erro, mas criando a tolerância: exploraremos boas práticas onde as lideranças de RH se tornam as guardiãs da tolerância ao erro; um olhar que envolve as camadas estratégicas, táticas e operacionais com foco no aprendizado.

Módulo 3: 18.04.2024

A necessidade do Digital no RH

Manhã:
Tomada de decisão em ambientes complexos: Como o RH suporta as lideranças no entendimento dos problemas para a criação de soluções; urgência e importância nas camadas estratégicas, táticas e operacionais; análise, agilidade e a cultura data-informed. A entrada do RH no customer-centricity é possível?
Pensamento efetual: Os caminhos do RH para potencializar a visão digital das lideranças que precisam lidar com equipes em ambientes voláteis, incertos, caóticos e adversos

Tarde
Digital x digitalizado: A diferença entre digitalizar e ser digital: como o RH pode realmente abraçar o digital de forma natural e fluída e transbordar isso para as lideranças.
Future ready e IAs: O RH pode e deve usar ferramentas para a estratégia e evolução do negócio, e para atração, desenvolvimento e retenção de talentos. Também aprofundaremos o entendimento do RH sobre inteligência artificial, bem como a criação de espaços onde lideranças e suas equipes podem testar novas ideias de forma aberta, olhando a IA como complemento da inteligência natural.

Módulo 4: 25.04.2024

O olhar sistêmico e integrado do RH

Manhã:
Criação de narrativas: Usando o Storytelling como promotor de conexões e entendimentos sobre propósito.
Dores críticas: Mapeamento de dores internas do RH a partir do cruzamento de contextos; a ecologia de soluções.
Geração de desafios: Melhorar a produção do planos do RH por meio da identificação e refinamento dos problemas em busca de melhores soluções: as principais.

Tarde
Estratégias voláteis: Como o RH se torna estrategicamente relevante num contexto onde as empresas estão criando estratégias em tempos de incerteza.
Ambiente, sociedade e governança: A necessidade do RH enxergar a “big picture” dos impactos regionais e globais causados pelas estratégias e planos das lideranças das empresas.

Módulo 5: 02.05.2024

Realizando entregas com excelência

Manhã:
A busca pelo estado de fluxo: As ações e gatilhos da intencionalidade que o RH deve utilizar como combustível motivacional de suas próprias equipes e das lideranças das empresas.
Quick wins e estruturas libertadoras: Caminhos para o RH criar estímulos ao engajamento e confiança por meio de metas plausíveis em curto espaço de tempo, sem perder a criatividade ; a criação de frames e boards que facilitam a autonomia e o engajamento dos times.

Tarde
Tirando do papel: Como o RH auxilia as lideranças a saírem da teoria e avançarem para a prática.
Orquestração de recursos: Otimização de recursos a partir de outras áreas, times e empresas análogas.
Metrificação: Clareza sobre quais são as métricas importantes para cada camada: estratégica, tática e operacional.