Alibaba Global Initiative + CNEX: Lançamento inédito no Brasil de uma formação do AGI para transformar IA em vantagem estratégica real do país que lidera a transformação
Formule e implemente estratégias com o poder da inteligência artificial. Um mergulho entre teoria, prática e decisões orientadas por dados.
A China lidera uma nova escola de pensamento estratégico onde a IA é o eixo da competitividade empresarial.
90% mais barato, Alibaba revoluciona o treinamento de IA
88% de economia ao eliminar buscadores externos
500 mil comerciantes já usam IA generativa da Alibaba
Esse não é apenas um avanço técnico. É uma aula sobre estratégia aplicada em ritmo industrial.
Este programa entrega acesso a um modelo de pensamento que conecta IA, cultura, estratégia e execução — com quem já faz isso em escala global
Conecte-se à estratégia usada pelas empresas mais rápidas do mundo para ganhar agilidade e resultados reais.
Construa repertório estratégico para operar com IA na prática. Do estudo ao campo: aulas, workshops e imersão no ecossistema Alibaba.
Início: 24/09/2025
Formato: 2 aulas ao vivo por semana + 1 seminário de caso presencial em São Paulo com mediação local (CNEX)
Objetivo: construir o repertório digital e estratégico necessário para operar na lógica da IA e da nova economia.
Métodos de Formulação Estratégica na Era Digital – Parte I (presencial em SP)
Abertura
Apresentação do AGI e sua rede internacional de liderança
Aula 1
A história do desenvolvimento digital da China:
– Evolução da internet: do PC à era da IA
– Infraestruturas digitais
– Tendências globais emergentes
– Aplicações industriais de IA na China
Aula 2
Lógicas de negócio na era digital
– Fundamentos da economia digital
– Modelos de negócio digitais
– Digitalização do consumo, do varejo e das organizações
Sessão de discussão local com mediação do Cnex
Fundamentos da Economia Digital e Tendências Globais (online)
Aula 3
O caminho para os 102 anos: Missão, Visão e Valores:
– Framework estratégico da Alibaba
– Princípios para formular missão e visão
Aula 4
Estudos de caso do ecossistema digital da Alibaba:
– Entendimento da estratégia da Alibaba por meio de exemplos reais de construção do ecossistema
Estudo de caso
Lógica ecológica e decisões estratégicas do Alipay e DingTalk
Tarefa em grupo: elaboração e envio de um de um manifesto com Missão e Visão de suas empresas para feedback
dos mentores
Métodos de Formulação Estratégica na Era Digital – Parte II
(online)
Aula 5
Formulação de Estratégia:
– Framework estratégico da Alibaba
– Escolhas estratégicas com base no que a empresa deseja, pode e consegue fazer
– Formulação de planos acionáveis orientados por valor para o cliente
Aula 6
Práticas de e-commerce na China:
– Operações baseadas em dados e seleção de plataformas. Comparativo entre TikTok, Taobao e Pinduoduo
Workshop: desenho de uma estratégia para a sua empresa e envio para feedback dos mentores
Estratégia, Pessoas e Execução na Era da IA – Parte III
(presencial em SP)
Aula 7
Organização, Pessoas e Gestão de Performance:
– Estratégias de talento e estrutura organizacional para apoiar a implementação da estratégia
Aula 8
Mudança Organizacional na Era da IA | O caso DingTalk:
– Como o sistema de colaboração inteligente DingTalk está reconstruindo o DNA da gestão empresarial
– Aplicações reais em 18 setores distintos
– Como construir organizações inteligentes e ágeis
Tarefa final: grupos apresentam suas estratégias para a de IA, com base na realidade de seus negócios
Início: 10/11/2025
Formato: bootcamp de 4 dias na sede global da Alibaba e visitas ao ecossistema local.
Objetivo: aprofundar o raciocínio estratégico por meio de visitas corporativas e exercícios práticos, consolidando um ciclo completo de compreensão → prática → entrega.
Ecossistema Alibaba e sua cultura de liderança
→ Visita ao Alibaba Museum: Trajetória do Grupo Alibaba, princípios fundadores e lógica de ecossistema
→ Sessão com executivos da Alibaba: Como cultura, visão e execução estão integradas na prática
→ Visita ao Cainiao Future Park: tecnologias de logística inteligente com IA, automação e operação em escala
Métodos de Formulação Estratégica na Era Digital – Parte I (presencial em SP)
Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo Digital
→ Visita técnica a polos de inovação em Hangzhou: Visitas a startups como Dream Town, Future Sci-Tech City, Yunshenchu Technology, Yushu Technology, ROKID e outras, para compreender o ambiente de negócios e o ecossistema de tecnologia emergente da cidade.
→ Benchmark com empresas referência em marcas globais: Visitas e sessões práticas com empresas líderes de atuação internacional, aprendendo com casos reais todo o processo, da formulação estratégica até a execução em mercados complexos.
Workshop aplicado:
Atualização e refinamento do plano estratégico (feito na etapa 1) dos grupos com base nas lições aprendidas durante as visitas.
IA Aplicada a Negócios em Diferentes Setores
→ Visita ao Campus da Alibaba Cloud: Visita com o objetivo de entender como funciona a infraestrutura por trás de todos esses movimentos com IA.
→ Encontros com heads de produto do Alibaba para explorar cenários de negócio e como os modelos de IA podem ser aplicados em diferentes segmentos:
∙ Fintech
∙ Varejo inteligente
∙ Marketing digital
∙ Agricultura de precisão
∙ Cadeias de suprimento logísticas
Apresentação Final e Encerramento
→ Hackathon de negócios: Cada grupo apresenta um plano estratégico completo (ex: plano de exportação de marca de beleza para o Sudeste Asiático orientado por IA), e é avaliado por um painel composto por executivos da Alibaba, investidores e líderes de mercado em atuação.
→ Aplicação da estratégia digital ao mercado local: Foco na adaptação real das estratégias discutidas ao contexto de cada participante.
→ Cerimônia de certificação e formatura: Entrega oficial dos certificados do programa.
Descubra uma formação que combina teoria, prática e conexões globais para transformar sua visão em ação.
Conteúdo estratégico direto da fonte, com tradução simultânea e mediação de especialistas locais.
Encontros práticos com lideranças do Brasil, promovendo aplicação real e conexão entre pares.
Visitas técnicas, workshops e vivência real com inovação no ambiente da Alibaba na China.
Diploma internacional entregue em Hangzhou, sede da Alibaba, durante cerimônia de conclusão.
Conexão contínua com executivos e líderes que já participaram dos programas da AGI no mundo.
Conecte-se à estratégia usada pelas empresas mais rápidas do mundo para ganhar agilidade e resultados reais.
Este programa é para executivos e líderes que entenderam que IA não é só tecnologia. É um novo jeito de pensar estratégia, cultura e liderança. Indicado para:
CEOs, diretores e VPs que precisam repensar modelos de negócio diante das transformações digitais
Altos executivos de transformação, inovação e estratégia que querem acelerar impacto com IA aplicada à realidade
Empresários e fundadores que buscam expandir com inteligência de dados, visão global e execução local
Importante: as aulas internacionais serão conduzidas em inglês, com tradução simultânea para o português.
Ao final do programa, você sairá com
Um plano estratégico guiado pelos princípios da nova economia digital em transformação contínua.
Capacidade real de aplicar IA à cultura, operação e execução dentro do seu modelo de negócio.
Repertório global sobre o que funciona — e o que não — em ambientes complexos e acelerados.
Rede ativa com executivos, inovadores e especialistas do Brasil, da China e de outros mercados.
A Cainiao, braço logístico da Alibaba, foi reconhecida com o principal prêmio de ciência e tecnologia em IA da China — por usar algoritmos para otimizar rotas, prever demandas e acelerar entregas com precisão.
Preencha seus dados e nosso time entrará em contato para apresentar o programa, esclarecer dúvidas e entender seu momento de liderança.
O braço de educação executiva e internacionalização do Alibaba Group, responsável por programas de capacitação de líderes em mais de 80 países — com foco em economia digital, inovação e transformação estratégica.
Traz para o mercado brasileiro o que há de mais avançado em gestão global, por meio de parcerias com publicações como CKGSB Knowledge e MIT Sloan Management Review e com a Harvard Business Publishing Education. Assim, combinando tradição e inovação, local e global, o CNEX proporciona o ambiente de lifelong learning ideal para as lideranças brasileiras desenvolverem prontidão para o futuro.
É um dos pioneiros do e-commerce no Brasil e principal especialista em negócios digitais entre Brasil e China. Atualmente, acelera negócios chineses no Brasil, com destaque para o social live commerce em parceria com Tiktok Shop, principal lançamento do mercado brasileiro em 2025. Além disso, é parceiro oficial do Alibaba Global Initiative, integrou a equipe que criou o Submarino em 1999 e participou da entrada da Xiaomi na América Latina em 2014.